Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Sobre o Curso

Ensino de Ciências como área de concentração: A área de Ensino de Ciências está pautada em novos movimentos que advém das influências das pesquisas curriculares, das abordagens conceituais, das teorias de ensino e de aprendizagem, das metodologias de ensino, da abordagem dos conteúdos e objetivos do ensino e dos processos de formação de professores. As distintas dimensões da área de Ensino de Ciências possibilitam vislumbrar um campo profícuo para desenvolvimento de pesquisas situadas em diferentes frentes, tais como: história e filosofia da ciência, práticas e contextos pedagógicos, práticas de ensino, processos de aprendizagem de conceitos, avaliação, currículos e políticas educacionais, formação inicial e continuada de professores, tecnologias da comunicação e informação, materiais didáticos, temas contemporâneos entre outras sub-áreas e temas possíveis de investigações (educação em saúde, abordagens CTS, educação ambiental, identidades, gênero, entre outros). O tratamento dos conteúdos e o ensino pretendem ser desenvolvidos no PPGEC como formas de contextualizar pedagogicamente discursos e conhecimentos científicos na interação com conhecimentos cotidianos para produzir sentidos e significados para apropriação e significação do conhecimento escolar, o que demonstra a forte ligação das especificidades das Ciências (Biologia, Física e Química) em articulação como área de Ensino de Ciências. A investigação-ação é tomada como um caminho que favorece uma formação de alto nível aliada a uma formação propositada com a transformação do ensino de Ciências, entendendo a questão da investigação dos saberes e práticas docentes como balizadora da área e a questão da mediação teórico-metodológica e avaliativa das práticas educativas numa perspectiva dialógica, sócio-histórica e cultural, como constituinte da formação docente.


Nível
Mestrado

Turno
Matutino e Vespertino

Duração Mínima
12 Meses

Modalidade
Acadêmico

Número de vagas anuais
15