Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Sobre o Curso

Ensino de Ciências como área de concentração: A área de Ensino de Ciências está pautada em novos movimentos que advém das influências das pesquisas curriculares, das abordagens conceituais, das teorias de ensino e de aprendizagem, das metodologias de ensino, da abordagem dos conteúdos e objetivos do ensino e dos processos de formação de professores. As distintas dimensões da área de Ensino de Ciências possibilitam vislumbrar um campo profícuo para desenvolvimento de pesquisas situadas em diferentes frentes, tais como: história e filosofia da ciência, práticas e contextos pedagógicos, práticas de ensino, processos de aprendizagem de conceitos, avaliação, currículos e políticas educacionais, formação inicial e continuada de professores, tecnologias da comunicação e informação, materiais didáticos, temas contemporâneos entre outras sub-áreas e temas possíveis de investigações (educação em saúde, abordagens CTS, educação ambiental, identidades, gênero, entre outros). O tratamento dos conteúdos e o ensino pretendem ser desenvolvidos no PPGEC como formas de contextualizar pedagogicamente discursos e conhecimentos científicos na interação com conhecimentos cotidianos para produzir sentidos e significados para apropriação e significação do conhecimento escolar, o que demonstra a forte ligação das especificidades das Ciências (Biologia, Física e Química) em articulação como área de Ensino de Ciências. A investigação-ação é tomada como um caminho que favorece uma formação de alto nível aliada a uma formação propositada com a transformação do ensino de Ciências, entendendo a questão da investigação dos saberes e práticas docentes como balizadora da área e a questão da mediação teórico-metodológica e avaliativa das práticas educativas numa perspectiva dialógica, sócio-histórica e cultural, como constituinte da formação docente.

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Science Teaching as a Field of Study: Science Teaching’s Field of Study is focused on new movements that come from the influences of curricular researches, conceptual approaches, teaching and learning theories, teaching methodologies, content approach and teaching purposes and teacher training processes. The different dimensions of Science Teaching’s Field of Study enable us to envisage a profitable field for the development of research in different fields, such as: Science’s History and Philosophy, Pedagogical Practices and Contexts, Teaching Practices, Concept Learning Processes, Evaluation, Curricula and Educational Policies, Initial and Continuing Teacher Training, Communication and Information Technologies, Didactic Materials, Contemporary Themes, among other sub-areas and possible research themes (Health Education, CTS [Science, Technology, and Society] Approaches, Environmental Education, Identities, Gender, among others) . The treatment of contents and teaching are intended to be developed in the PPGEC as pedagogical contextualizing discourses and scientific knowledge in the interaction with everyday knowledge to produce meanings for the appropriation and signification of scholarly knowledge, which demonstrates the strong connection of the specificities of the Science (Biology, Physics, and Chemistry) in articulation as a field of Science Teaching. The research-action is taken as a path that favors a high level formation allied to a purposeful formation with the transformation of the Science Teaching, deeming the issue of the search for knowledges and teaching practices as guideline of the field and the issue of theoretical-methodological and evaluative mediation of educational practices from a dialogical, socio-historical and cultural perspective, as a component of teacher education.

 

Enseñanza de Ciencias como área de concentración: El área de Enseñanza de Ciencias se basa en nuevos movimientos que provienen de las influencias de las investigaciones curriculares, de los abordajes conceptuales, de las teorías de enseñanza y de aprendizaje, de las metodologías de enseñanza, del abordaje de los contenidos y objetivos de la enseñanza y de los procesos de formación de profesores. Las distintas dimensiones del área de Enseñanza de Ciencias posibilitan vislumbrar un campo provechoso para desarrollo de investigaciones en diversas frentes tales como: historia y filosofía de la ciencia, prácticas y contextos pedagógicos, prácticas de enseñanza, procesos de aprendizajes de conceptos, evaluación, currículos y políticas educacionales, formación inicial y continuada de profesores, tecnologías de la comunicación e información, materiales didácticos, temas contemporáneos entre otras subáreas y temas posibles de investigaciones (educación en salud, abordajes CTS, educación ambiental, identidades, género, entre otros). Se pretende desarrollar en el PPGEC el tratamiento de los contenidos y la enseñanza como formas de contextualizar pedagógicamente discursos y conocimientos científicos en la interacción con conocimientos cotidianos para producir sentidos y significados para apropiación y significación del conocimiento escolar, lo que demuestra la fuerte ligación de las especificidades de las Ciencias (Biología, Física y Química) en articulación como área de Enseñanza de Ciencias. Se ve la investigación-acción como un camino que favorece una formación de alto nivel aliada a una formación motivada con la transformación de la enseñanza de Ciencias, entendiéndose la cuestión de la investigación de los saberes y prácticas docentes como modelo del área y la cuestión de la mediación teórico-metodológica y evaluativa de las prácticas educativas en una perspectiva dialógica, sociohistórica y cultural, como constituyente de la formación docente.


Nível
Mestrado

Turno
Matutino e Vespertino

Duração Mínima
12 Meses

Modalidade
Acadêmico

Número de vagas anuais
15