Linhas de Pesquisa

Conteúdo:

Linha 1: Qualidade Ambiental

A Linha 1 está alicerçada na avaliação e no monitoramento de fatores bióticos, abióticos, suas interações e influências sobre a qualidade, produtividade e dinâmica de ecossistemas naturais e antropizados.

Logo, busca caracterizar a biodiversidade, sua distribuição espacial e temporal, com vistas à preservação e prospecção do patrimônio genético da fauna, flora e microbiota. O foco também se volta à investigação de parâmetros físico-químicos, biológicos, entre outros indicadores, e sua relação com a qualidade ambiental e saúde pública. Procura, ainda, avaliar as implicações associadas a diferentes formas de uso do solo e de recursos hídricos, para compreender os processos relacionados à degradação ambiental e ao estabelecimento de estratégias de manejo para a gestão desses recursos naturais. Nesse contexto, esta Linha objetiva a produção de conhecimento para a conservação, recuperação e promoção da sustentabilidade ambiental, utilizando, para tanto, abordagens integradas.

 

Linha 2: Desenvolvimento de Processos e Tecnologias

Esta Linha baseia-se no estudo de processos para o aproveitamento e tratamento de resíduos líquidos bem como de resíduos sólidos, tanto de origem doméstica, industrial, como de serviços de saúde, em áreas urbanas e rurais. Estudam-se ainda processos e técnicas avançadas para o tratamento (biológicos, físico-químicos, químicos, físicos, fotocatalíticos) e monitoramento de efluentes líquidos e gasosos, processos e tecnologias para a produção de água potável, bem como caracterização de partículas em correntes de efluentes gasosos. Estuda-se a gestão e o monitoramento de recursos hídricos, a gestão de resíduos sólidos, e a saúde e toxicologia de ambientes modificados. Também são desenvolvidos trabalhos de caracterização, monitoramento e melhoramento do solo, bem como de remediação de plumas contaminantes nos solos, e recuperação de áreas degradadas. Além de trabalhos em fenômenos de transporte, de calor e massa em sistemas particulados e de escoamento de fluidos.