Apresentação

Ensino de Ciências e Matemática

Estado do curso: Encerrado

Sobre o Curso:

Objetivo geral

O curso de especialização em Ensino de Ciências e Matemática tem como principal objetivo desencadear processos formativos na perspectiva da educação continuada dos docentes em exercício nas escolas da Educação Básica e egressos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, desenvolvendo temáticas pertinentes ao ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática e seus desdobramentos na prática educativa.

Objetivos específicos

Promover discussões teórico-metodológicas sobre a prática educativa em Ensino de Ciências e Matemática, buscando possibilidades para a superação dos desafios atuais existentes na formação científica escolar.

Articular criticamente reflexões e análises de novas abordagens metodológicas, didáticas e curriculares, com a perspectiva de contribuir para a aprendizagem científica.

Consolidar processos de interlocução entre a produção de conhecimentos no âmbito acadêmico e as problemáticas emergentes da realidade vivenciada em salas de aula na Educação Básica, de modo a fortalecer a pesquisa científica em Ensino de Ciências e Matemática.

Contribuir para o atendimento da demanda projetada pelo relatório final da I COEPE, principalmente a reivindicação dos professores da rede pública estadual de ensino.

Público-alvo: licenciados e professores que atuam, preferencialmente, nas disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática do Ensino Médio, e professores de Ciências e Matemática do Ensino Fundamental, desde que portadores de diploma de curso superior (licenciatura) reconhecido pelo MEC.

Período das aulas: as aulas serão ministradas às quintas-feiras e sextas-feiras (turno noturno), das 18h30 às 22h30.

Número de vagas anuais: 25

Ato Autorizativo: DECISÃO Nº 7/CONSUNI CPPG/UFFS/2012.

Ato Autorizativo

Título Ementa
Aprova o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática.