Normalização de trabalhos

Texto:

As bibliotecas da UFFS oferecem  o Serviço de orientação à normalização de trabalhos acadêmico-científicos baseado nas normas da ABNT e nas normas de Vancouver. O bibliotecário presta auxílio aos usuários na estruturação e apresentação dos trabalhos, na elaboração das referências, na organização das citações e também orienta os alunos e docentes nas publicações de caráter institucional.

A normalização de trabalhos acadêmicos, científicos e técnicos tem como objetivo estabelecer uniformidade na produção e apresentação dos trabalhos e publicações de nossa Universidade. Caso você precise de auxílio para estruturar o seu trabalho utilize o Serviço de orientação à normalização de trabalhos acadêmico-científicos. A prestação desse serviço é realizada mediante agendamento, conforme a disponibilidade do bibliotecário de cada campus. Entre em contato com a sua Biblioteca.

Abaixo seguem alguns instrumentos que auxiliam na elaboração e normalização de trabalhos acadêmico-científicos, conforme normas vigentes nacional e internacionalmente:

 

Manual Trabalhos Acadêmicos da UFFS

 

Em nosso "Manual Trabalhos Acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)" você encontrará exemplos para a formatação de artigos, projetos de pesquisa, TCC, dissertações e teses segundo orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Acesse e saiba como apresentar corretamente citações, referências, ilustrações, entre outros elementos que compõem a elaboração e a apresentação de conteúdos acadêmico-científicos. 

 

Geração de Ficha de Identificação da Obra 

 

O sistema para geração automática de ficha catalográfica de identificação da obra para TCC's, TCR's, Monografias, Dissertações e Teses foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo, e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades da Universidade Federal da Fronteira Sul. 

Para gerar a ficha de sua obra, preencha os dados solicitados no Gerador de Ficha de identificação da Obra. Após o preenchimento dos dados pelo autor, o sistema faz a formatação correta dos dados, disponibilizando ao autor a ficha normalizada, em um arquivo .pdf, que fica disponível para download e/ou impressão. Para acessar o gerador, clique aqui.

 

Mecanismo Online para referências (MORE)

 

Esta ferramenta foi desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É gratuita e serve para elaboração de referências e citações no formato ABNT. Para acessar o Mecanismo Online de Referências, clique aqui

 

Normas Vancouver

 

São normas para referenciar bibliografias na área da saúde (conhecidas como “Estilo Vancouver”). Elaboradas pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE, baseiam-se, em grande parte, no padrão ANSI, adaptado pela U.S. National Library of Medicine (NLM). A Biblioteca de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) traduziu e adaptou este material, criando o Manual UFSC, no qual se encontram as normas gerais do estilo Vancouver.