RESOLUÇÃO Nº 1/CCPLS/UFFS/2021

Cria Componentes Curriculares Optativos para o curso de Pedagogia – Licenciatura no Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul.

O Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura do Campus Laranjeiras do Sul, na condição de Presidente do Colegiado e no uso de suas atribuições legais:

CONSIDERANDO o processo de mudanças, em curso, no PPC do Curso em decorrência da Resolução do Consuni que alterou a composição dos Componente Curriculares dos Cursos de Licenciaturas do Campus de Laranjeiras do Sul;

CONSIDERANDO que essas necessidades legais e pedagógicas estão amparadas pelo cumprimento do que estabelece a Resolução nº 3/CONSUNI/CGAE/UFFS/2019, de 19 de março de 2019, que altera a Resolução nº 09/2017-CONSUNI/CGAE referente regulamentação da estrutura do Domínio Conexo entre os cursos de licenciatura dos campi da Universidade Federal da Fronteira Sul;

CONSIDERANDO o conteúdo da Portaria nº 31/PROGRAD/UFFS/2019 que aprova a caracterização do Domínio Conexo entre as licenciaturas do Campus Laranjeiras do Sul, retificada pela Portaria nº 35/PROGRAD/UFFS/2019 que apenas alterou o nome do CCR Política Educacional e Educação no Brasil para Política Educacional e Legislação do Ensino no Brasil;

CONSIDERANDO as necessidades de oferta de Componentes Curriculares para serem cursados no segundo semestre de 2020; e,

ATENDENDO a orientações da Coordenação Acadêmica do Campus, aprova, em ad referendum do Colegiado do Curso, a criação de Componentes Curriculares Optativos;

RESOLVE:

Art. Criar e autorizar e autorizar a oferta dos seguintes Componentes curriculares Optativos do Curso de Pedagogia – Licenciatura, no Campus Laranjeiras do Sul da UFFS:

Biologia Educacional, 2 créditos, 30 horas;

Currículo e Avaliação da Educação Básica, 3 créditos, 45 horas;

Fundamentos da Educação, 4 créditos, 60 horas;

Política Educacional e Legislação do Ensino no Brasil, 4 créditos, 60 horas.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

 

BIOLOGIA EDUCACIONAL

2

30

EMENTA

Panorama educacional frente às adversidades de aprendizagem. Influência do comportamento humano no desempenho escolar. Estrutura e funcionamento dos sistemas endócrino e nervoso nas fases de desenvolvimento e idade adulta. Construção de conhecimento através de métodos e técnicas de estimulação cerebral (memória associativa e condicionamento operante). Estudo da interação de fatores nutricionais, hereditários e sociais com problemas orgânicos de aprendizagem. Desenvolvimento de inteligência intelectual e emocional para a licenciatura.

OBJETIVO

Proporcionar aos futuros educadores informações de ordem biológica que lhes permitam refletir e responder adequadamente as diversas situações da prática docente.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BEE, H.; BOYD, D. A Criança em Desenvolvimento. 12ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 567 p.

MARTINS DO VALLE, T. G. Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções. Editora Unesp: São Paulo, 2009. 264 p.

SAMPAIO, S. Neuropsicopedagogia e aprendizagem. Editora Wak: Rio de Janeiro, 2016. 216 p.

SANTOS, M. A. Biologia Educacional. 17ª Ed. São Paulo: Ática,1999. 336 p.

THIBODEAU, G. A.; PATTON, K. T. Estrutura e Funções do Corpo Humano. Barueri (SP): Manoli, 2002. 630 p.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ALVES, R. O segredo dos Gênios: manual de estudo para professores e estudantes. 1a ed. Humano Editora: São Paulo, 2013. 177 p.

CARVALHO, A.; SALLES, F.; GUIMARÃES, M. Desenvolvimento e Aprendizagem. Editora UFMG: Belo Horizonte, 2002. 144 p.

CONSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Editora Artmed: Porto Alegre, 2011. 151 p.

DEHAENE, S. Os Neurônios da Leitura: Como a Ciência Explica a Nossa Capacidade de Ler. Editora Penso: 2011. 372 p.

MARTINS DO VALLE, T. G.; MAIA, A. C. B. Aprendizagem e comportamento humano. Editora Unesp: São Paulo, 2010. 256 p.

PALANGNA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. Summus editorial: São Paulo, 2015. 176 p.

RELVAS, M. P. Neurociência e transtornos de aprendizagem. Editora Wak: Rio de Janeiro, 2011. 144 p.

RODRIGUES, V. B. Nutrição e desenvolvimento humano. Editora Pearson: Sâo Paulo, 2016. 276 p.

SILVA M. Gestão de sala de aula: transformando conceitos em ações eficientes. 1a ed. Curitiba: Editora Moura,2018. 78 p.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

 

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

3

45

EMENTA

Teoria e prática sobre o currículo e a avaliação da educação básica. Determinações histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo e da avaliação. Perspectivas construtivista, pós-construtivista e sociointeracionista do currículo escolar e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. Currículo disciplinar e possibilidades de superação da disciplina. Debates contemporâneos no campo do currículo e da avaliação. O currículo e a avaliação no cotidiano da escola pública a partir da realidade da escola.

OBJETIVO

Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão articulando os aspectos teóricos e práticos da construção do currículo, do planejamento e da avaliação na educação básica, relacionando a esfera conceitual com a legislação e a realidade das escolas públicas.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre. Mediação, 1998.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

VASCONCELOS, Celso dos S. Currículo: A atividade humana como princípio educativo. 3. ed. São Paulo: Libertad, 2011.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

________________. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática da escola. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2017.

APPLE, M. W. et al. Currículo, poder e lutas educacionais:com a palavra, os subalternos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e história. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática da construção da pré-escola à universidade. 33. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

MORAES, Silvia E. (Org.). Currículo e formação docente: um Diálogo Interdisciplinar. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.

MOREIRA, Antônio Flávio (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Currículo: a atividade humana como princípio educativo. 3. ed. São Paulo: Libertad, 2011.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1210

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

4

60

EMENTA

Função social da escola. Tendências pedagógicas que fundamentam a educação brasileira. Princípios filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação. Correlação entre trabalho, educação e cultura. Estudos e pesquisas em Fundamentos da educação

OBJETIVO

Compreender as concepções filosóficas, sociológicas e psicológicas que fundamentam as práticas educativas.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CAMBI, Franco. Historia da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 2000.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2007. MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

PAGNI, P. A; SILVA, D. J. (Org.). Introdução à Filosofia da Educação: temas contemporâneos e história. São Paulo: Avercamp, 2007.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? In: CARNEIRO LEÃO, E. (Org.). Textos seletos. Trad. Floriano de Souza Fernandes.9 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MANACORDA, Mario A. Historia da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martin Claret, 2010.

OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel M. Fundamentos filosóficos da educação. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. São Paulo: Autores associados, 2003.

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1211

POLÍTICA EDUCACIONAL E LEGISLAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL

4

60

EMENTA

Estrutura, funcionamento e políticas de financiamento da educação básica. As políticas públicas em educação: financiamento, gestão, inclusão, currículos, programas e avaliação. As políticas educacionais na atualidade expressas nas reformas educacionais, na legislação de ensino e nos projetos educacionais. Sistemas de avaliação nacional. Estudos e Pesquisas em política e financiamento da educação básica no Brasil.

OBJETIVO

Compreender a legislação e a estrutura educacional da educação básica no Brasil

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CURY, Carlos R. Jamil. Legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

COSTA, Messias. A educação nas constituições do Brasil: dados e direções. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

DOURADO Luiz F.; PARO, V. H (Orgs.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. 6.ed. Campinas, SP: Autores associados, 2008.

VIEIRA, Sofia L.; FARIAS, Isabel M. S. de. Política educacional no Brasil: Introdução histórica. Brasília: Liber Livro, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BOSCHETTI, Ivanete et. al. (Orgs.). Capitalismo em crise, política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2010.

DREWS, Sonia Beatriz Teles. As políticas públicas de educação escolar no Brasil. Ijuí RS: UNIJUÍ, 1997.

LIBÂNEO, José C; OLIVEIRA, João F; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

NEVES, Lucia Wanderlei (org.). Educação e política no limiar do século XXI. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

PEREZ, M. C. A.; BORGHI, R. F. Educação: políticas e práticas. São Carlos: Suprema, 2007.

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Laranjeiras do Sul, 28 de Janeiro de 2021.

GRACIALINO DA SILVA DIAS

Coordenador do Curso de Pedagogia UFFS/LS

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 28 de janeiro de 2021.
Data de publicação: 29 de janeiro de 2021.

Gracialino da Silva Dias
Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus Laranjeiras do Sul