EDITAL Nº 745/GR/UFFS/2020 (ALTERADO)

Alterado por:

EDITAL Nº 150/GR/UFFS/2021

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO INTERNO DE DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - PPGH

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a chamada para o recredenciamento dos docentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Mestrado, com ingresso em 2021.1.
 
1 DA FINALIDADE
1.1  Recredenciamento do quadro de docentes permanentes e colaborador que atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História, Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul.
 
2 DAS INSCRIÇÕES
2.1  As inscrições devem ser realizadas de 16/11 a 11/12/2020, até às 14h, via SIPAC (Mesa Virtual, abrir processo, tipo: STRICTO SENSU: PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE ACADÊMICA - 133. Assunto detalhado: Pedido de recredenciamento docente para o PPGH para o edital XX). Após anexar a documentação exigida, o docente deverá assinar todos os documentos na plataforma e encaminhar o processo para o Programa de Pós-graduação em História.
2.2  Para os docentes colaboradores que não tem acesso ao SIPAC, encaminhar o processo para o e-mail da Secretaria do PPGH: posg.h@uffs.edu.br, de 16/11 a 11/12/2020, até as 14h.
2.3  Colocar os itens 3.1 I, II e III no formato PDF, ANEXO ao processo, disponibilizados na Página do Programa, na Aba CORPO DOCENTE: Credenciamento Docente.
2.4  Serão aceitos os processos dos docentes permanentes e colaboradores que atuam no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História, Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul, no ano de 2020.
 
3 DOS DOCUMENTOS PARA COMPOSIÇÃO DO PROCESSO:
3.1  Documentos que devem integrar o processo do docente:
I -  Formulário de inscrição preenchido ( ANEXO I - Dados do candidato e Informações para a avaliação multidimensional, disponível na Página do Programa, na aba CORPO DOCENTE: Credenciamento Docente), em PDF.
II -  Currículo Lattes atualizado, formato completo em PDF.
III -  Tabela de pontuação preenchida e com os somatórios ( Anexo II , disponível na Página do Programa, na aba CORPO DOCENTE: Credenciamento Docente), em PDF.
IV -  Projeto guarda-chuva ou subprojeto de Pesquisa em vigência, institucionalizado pela UFFS via PRISMA. O pesquisador poderá ser coordenador ou colaborador do projeto.
3.2  Devem ser anexados os comprovantes dos artigos, livros e capítulos que foram aceitos para publicação, ainda não publicados e que ainda não se encontram publicados no Currículo Lattes.
 
4 DOS CRITÉRIOS PARA RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PPGH
4.1  A avaliação dos pedidos de recredenciamento docente com perfil de relevância científico-acadêmico na área de concentração e linhas de pesquisa do PPGH-UFFS levará em consideração os seguintes critérios:
4.1.1  Pertencer ao quadro permanente de pessoal docente, credenciado ao PPGH, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS;
4.1.2  Possuir título de doutor na área de História ou em áreas afim;
4.1.3  Apresentar produção intelectual qualificada e produção técnica relevante no último quadriênio de atividade no Programa, conforme os parâmetros da CAPES para a avaliação dos Programas de Pós-Graduação na área de História, que será avaliado a partir do preenchimento da tabela Anexo II:
4.1.4  Atuação no ensino de graduação e de pós-graduação no último quadriênio de atividade no Programa;
4.1.5  Participação em grupo de pesquisa do CNPq vinculado ao PPGH;
4.1.6  Orientações concluídas ou em andamento, no último quadriênio de atividade no PPGH.
4.1.7  Atingir a pontuação no quadriênio de TOTAL de 500 pontos - ou 125 pontos por ano para aqueles docentes que precisarão contar de forma proporcional - da seguinte forma:
a)  Produção Científica: 240 pontos no quadriênio ou 60 pontos/ano;
b)  Orientações: 120 pontos no quadriênio ou 40 pontos/ano;
c)  Projetos: 60 pontos no quadriênio ou 15 pontos/ano;
d)  Gestão: sem pontuação mínima exigida;
e)  Outros: 80 pontos no quadriênio ou 20 pontos/ano;
4.1.7.1  Para os docentes que ainda não completaram o quadriênio, considerar a pontuação mínima por ano de atuação no PPGH/UFFS;
4.1.8  Aderência nas atividades apresentadas no ANEXO I para avaliação multidimensional. Para a pontuação desta etapa, será analisado o texto descritivo limitado a 1.500 (mil e quinhentas) palavras na totalidade, contendo:
a)  Parcerias nacionais e/ou internacionais, descrevendo as atividades realizadas até o momento;
b)  Atuação em atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, incluindo orientações na graduação. Distribuição de atividades de formação: número de disciplinas na graduação e na pós-graduação, número de orientações concluídas na graduação entre 2017 e 2020; número de orientações concluídas na pós-graduação no mesmo período; número de defesas, número de bancas, bolsas de extensão, iniciação científica, etc.
c)  Atuação em parceria com a sociedade Civil, ONG, e associações de classe (ex. ANPUH);
d)  Desenvolvimento de ações afirmativas e de permanência em Grupos de Pesquisa na UFFS e em outras instituições;
e)  Atuação em atividades ligadas à demanda de instituições públicas como CNPq, INEP, CAPES e agências estaduais;
 
5 DA ANÁLISE
5.1  A análise do processo será realizada por uma comissão, presidida pela coordenação do PPGH/UFFS e com dois membros externos à UFFS, com reconhecida produção na área de História, vinculado a um Programa de Pós-graduação em História, e preferencialmente com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
5.2  A coordenação do PPGH/UFFS será responsável pelo acompanhamento do processo de recredenciamento.
5.3  A avaliação e os pareceres serão emitidos pelos avaliadores externos.
 
6 DO CRONOGRAMA
6.1  As etapas do Processo de Recredenciamento de docentes no PPGH ocorrerão conforme o cronograma a seguir:
Etapa
Datas
Inscrições
16/11/2020 a 11/12/2020
Encaminhamento dos processos da secretaria para a comissão
15/12/2020
Avaliação
até 10/02/2021
Resultado Parcial
até 20/02/2021
Recurso
ver item 7
Resultado Final
01/03/2021
 6.1 As etapas do Processo de Recredenciamento de docentes no PPGH ocorrerão conforme o cronograma a seguir:

Etapas

Datas

Inscrições

16/11/2020 a 11/12/2020

Encaminhamento dos processos da secretaria para a comissão

15/12/2020

Avaliação

até 12/04/2021

Resultado Parcial

até 13/02/2021

Recurso

ver item 7

Resultado Final

16/04/2021

(NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 150/GR/UFFS/2021)
 
7 DOS RECURSOS
7.1  O candidato poderá interpor recurso ao resultado do processo de recredenciamento, em até um dia útil após a publicação do resultado no sítio da UFFS.
7.2  Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail posg.h@uffs.edu.br e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.
7.3  Após a apreciação do recurso pela Comissão de Recredenciamento, será emitido parecer no prazo de 72 (setenta e duas) horas após o encerramento do prazo de recurso.
 
8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1  O candidato, ao assinar o formulário de inscrição, declara que leu e concorda com as normas deste Edital.
8.2  Os casos omissos neste Edital serão analisados pela Comissão de Recredenciamento do PPGH-UFFS.
 
 

Data do ato: Chapecó-SC, 16 de novembro de 2020.
Data de publicação: 16 de novembro de 2020.

Marcelo Recktenvald
Reitor