EDITAL Nº 1/GDIR ER/UFFS/2018

Seleção de bolsista para o programa de bolsa institucional de apoio à política de acessibilidade da UFFS

O DIRETOR DO CAMPUS ERECHIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de seleção de bolsista para atuar como auxiliar de estudante com deficiência nas atividades acadêmicas de graduação, da UFFS - Campus Erechim.

 

1 OBJETIVO

1.1 Fomentar ações que auxiliem na permanência e no pleno desenvolvimento das atividades dos acadêmicos com necessidades educacionais especiais na universidade, visando sua inserção efetiva em todos os espaços e contextos que permeiam a vida acadêmica.

 

2 REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

2.1 Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

I – Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFFS – Campus Erechim;

II – Não possuir vínculo empregatício;

III – Não possuir outra bolsa remunerada dessa modalidade, de outros programas da UFFS ou órgãos conveniados que exijam o cumprimento de carga horária, conforme estabelecido na Resolução N° 1/2013 – CONSUNI/CEXT;

IV – Dispor de 20 (vinte) horas semanais, nos turnos da manhã, tarde e/ou noite para desenvolver as atividades (será definido conforme necessidade do setor).

 

3 ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA

I – Realizar adaptação de materiais para estudantes com deficiência (digitar, escanear ou digitalizar e revisar materiais impressos e digitais);

II – Prestar apoio aos estudantes com deficiência nas atividades acadêmicas e mobilidade nos espaços universitários;

III – Manter diálogo constante com o Setor de Acessibilidade, a Coordenação do Curso e os professores sobre a adaptação, o desenvolvimento e possíveis necessidades do estudante;

IV – Participar das atividades de formação e planejamento quando necessário;

V – Elaborar relatório semestral das atividades desenvolvidas.

 

4 VALOR DA BOLSA

4.1 O valor da bolsa será de R$ 500,00 mensais, sendo que o bolsista desempenhará atividades durante 20 horas semanais.

 

5 DAS INSCRIÇÕES

5.1 Os candidatos devem comparecer nos dias 05, 06 e 07 de março de 2018, no Setor de Acessibilidade (Sala 205 – Bloco A), das 13h às 18h, para realizar a inscrição e entrevista, mediante entrega dos seguintes documentos:

I – Ficha de inscrição (Anexo I);

II – Documento oficial de identidade com foto (original e cópia);

III – Histórico escolar atualizado.

 

6 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

6.1 A seleção dos candidatos será realizada pelos servidores do Setor de Acessibilidade, por meio de:

I – Entrevista.

II – Análise de histórico escolar (Desempenho Geral Acadêmico).

6.2 A entrevista terá o objetivo de avaliar o perfil, aptidões para atuação no setor, bem como a disponibilidade de horários dos candidatos.

6.3 A entrevista terá duração de 15 minutos;

6.4 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com o desempenho na entrevista e na análise do histórico escolar.

6.5 Em caso de empate terá preferência o candidato que tiver mais tempo de vivência nas atividades que desenvolverá.

 

7 RESULTADOS

7.1 O resultado provisório com a classificação dos candidatos será divulgado no dia 08 de março de 2018 no site www.uffs.edu.br, bem como no mural da Secretaria Acadêmica do Campus Erechim.

7.2 Após a divulgação da classificação, os candidatos poderão protocolar recurso até as 15h do dia 09 de março de 2018. O recurso pode ser entregue no Setor de Acessibilidade ou enviado para o e-mail acessibilidade.er@uffs.edu.br.

7.3 A homologação do resultado final do processo seletivo será divulgada a partir do dia 12 de março de 2018 no site www.uffs.edu.br e no mural da Secretaria Acadêmica do Campus Erechim

7.4 Os recursos protocolados no Setor de Acessibilidade, em conformidade com a data proposta neste edital, serão analisados pelos servidores lotados no setor responsável pela realização desta seleção.

 

8 VIGÊNCIA

8.1 A validade da seleção será de um ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

8.2 Será firmado termo de compromisso entre o bolsista e a UFFS, pelo período de 10 meses, prorrogável conforme interesse e necessidade do setor de atuação, não podendo ultrapassar o total de 2 anos.

8.3 A bolsa poderá ser cancelada a qualquer tempo, por solicitação do bolsista ou por solicitação do Setor de Acessibilidade, caso o bolsista não cumpra suas obrigações.

 

9 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

9.1 Para assinatura do Termo de Compromisso, entregar cópia dos seguintes documentos:

I – Atestado de frequência;

II – Histórico escolar;

III – RG;

IV – CPF;

V – Cartão bancário ou do comprovante de abertura de conta-corrente individual, em nome do bolsista, no Banco do Brasil, contendo número da conta e agência para depósito;

VI – Termo de Compromisso assinado pelo bolsista.

 

10 DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 Esclarecimentos sobre o conteúdo deste Edital podem ser obtidos junto ao Setor de Acessibilidade do campus;

10.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica e Setor de Acessibilidade do Campus.

 

11 CRONOGRAMA 

ATIVIDADE

DATA/HORÁRIO

LOCAL

Inscrição e entrevista

De 05 à 07/03/2018

13h às 18h

Setor de Acessibilidade

Resultado provisório

08/03/18

Edital a ser publicado no site www.uffs.edu.br e murais do Campus

Recursos

Até as 15h de 09/03/18

Setor de Acessibilidade ou via e-mail

acessibilidade.er@uffs.edu.br

Homologação do resultado final

12/03/2018

Edital a ser publicado no site www.uffs.edu.br e murais do Campus

Entrega da documentação e início das atividades

15/03/2018

Setor de Acessibilidade Campus Erechim

  

Data do ato: Erechim-RS, 22 de fevereiro de 2018.
Data de publicação: 22 de fevereiro de 2018.

Anderson André Genro Alves Ribeiro
Diretor do Campus Erechim