ATA Nº 7/CAP/UFFS/2017

ATA DA 7ª REUNIÃO DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA–CAP/UFFS-2017

ATA DAREUNIÃO DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA–CAP/UFFS-2017

Aos vinte e nove dias do mês de novembro do ano de dois mil e dezessete, às treze horas e quarenta e cinco minutos, através de conferência web da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, foi realizada a Reunião do Comitê Assessor de Pesquisa – CAP/UFFS instância vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEPG, representados pelos Coordenadores Adjuntos de pesquisa e Pós-Graduação. A reunião foi presidida pela Diretora de Pesquisa e presidente do CAP, professora Rosiléa Garcia França. Também estavam presente as servidoras técnico-administrativos em educação da Diretoria de Pesquisa (DPE)/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), Ana Paula dos Santos e Elenice Gomes; do campus Cerro Largo o técnico administrativo em educação Rafael Treib; do campus Laranjeiras do Sul o professor: Roberto Antônio Finatto; do campus Realeza o professor: André Lazarin Gallina; do campus Erechim o professor: Eduardo Pavan Korf; do campus Chapecó o professor: Paulo Roger Lopes Alves; do campus Passo Fundo a professora Helena de Moraes. Os professores Débora Leitzke Betemps e Gustavo Iszanski Acrani justificaram ausência. A Diretora de Pesquisa iniciou a reunião saudando a todos os presentes. No primeiro item da pauta, informes gerais, destacou a importância de que nesta reunião fossem elencadas prioridades referentes ao planejamento das atividades da DPE e CAP para o ano de dois mil e dezoito. Professora Rosiléa informou que na última reunião houve um debate referente as horas que o estudante voluntário pudesse dedicar à pesquisa. Diante disso, comunicou que os Pró-Reitores de Graduação, Extensão e Cultura e Pesquisa e Pós-Graduação reuniram-se e, por consenso, definiram que o estudante voluntário terá como teto a carga horária de vinte e horas para a soma das atividades voluntárias de ensino, pesquisa, extensão e cultura. Professora Rosiléa sugeriu que no formulário de indicação do estudante voluntário exista uma opção para que ele manifeste se está ou não vinculado a outro projeto até que o sistema Prisma esteja operando. Professor Eduardo informou que na reunião local do CAP em Erechim os professores questionaram o fato de não haver atribuição de nota aos projetos guarda-chuva. Afirmou que será enviado um memorando para a DPE pelo campus demonstrando esta preocupação e com sugestões para modificações neste item do regulamento. Professora Rosiléa lembrou que na proposta inicial havia avaliação dos projetos, no entanto por solicitação da Reitoria os projetos de demanda espontânea submetidos as chamadas de fluxo contínuo fossem com avaliação somente da forma devido ao novo fluxo para a progressão docente. Professora Rosiléa informou que receberá o memorando e dará os encaminhamentos necessários. Professor André questionou sobre os procedimentos para submissão dos projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Professora Rosiléa solicitou a presença da secretária do CEP, Marisete Rodrigeri a qual informou que os projetos são aprovados com o prazo de noventa dias, em média, devido ao trâmite de envio para avaliação e devolução ao proponente, quando houver. Quanto aos projetos guarda-chuva que são mais longos, Marisete informou que para os casos de modificações nas amostras ou procedimentos, poderá ser enviada uma emenda ao CEP. Destacou que será enviado pela secretaria do CEP um informativo sobre o fluxo de aprovação dos projetos. Quanto a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), professora Rosiléa afirmou que entrará em contato com o coordenador para alinhar os procedimentos de submissão ao novo Regulamento da Pesquisa. Os coordenadores adjuntos definiram o prazo de noventa dias para que o proponente apresente a aprovação do CEP e/ou CEUA nos projetos. Professora Rosiléa solicitou que todos os casos que descumprirem as normas do Regulamento da Pesquisa referente a submissão aos comitês sejam encaminhados à DPE para os devidos procedimentos. Também ficou definido que deverá ser incluída na planilha de controle de projetos uma coluna sobre a submissão/aprovação dos projetos ao CEP/CEUA. No segundo item da pauta, aprovação da ata da sessão anterior, todos os membros da reunião aprovaram a ata. Na sequência, passou para o terceiro item de pauta, avaliação da VII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC). Professora Rosiléa informou que foi enviado aos participantes da jornada um link para avaliação online do evento e que houve cento e seis respostas. A equipe da Diretoria de Pesquisa enviará os dados compilados para conhecimento do CAP. Professora Rosiléa comunicou que a VIII JIC acontecerá nos dias quinze e dezesseis de outubro de dois mil e dezoito concomitantemente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e solicitou que os campi enviem dois nomes cada para compor a comissão organizadora do evento, visto que há diversos itens para discussão no início do próximo ano como a questão da padronização e melhoria do formulário nas avaliações orais. Em seguida, passou para o quarto item da pauta, Planejamento da DPE-CAPPGs para o ano de dois mil e dezoito: professora Rosiléa lembrou que foi enviada por e-mail aos coordenadores adjuntos uma tabela com as ações necessárias para os trabalhos do CAP. As ações foram discutidas e os membros elencaram as prioridades na seguinte ordem: a) Editais: elaboração dos Editais, Processos de Avaliação, Produção Docente, a qual será elaborada pelo servidor Ilson da DPE e encaminhada via google docs para contribuição dos coordenadores adjuntos e Banco de Avaliadores o qual será construído pela equipe da DPE; b) VIII JIC: concomitantemente aos trabalhos realizados no CAP, a Diretoria de Pesquisa e a Comissão Organizadora da VIII JIC iniciarão as atividades para organização do evento; c) Grupos de Pesquisa: professora Rosiléa informou que houve informação da Reitoria referente ao repasse de quinhentos mil reais para editais de apoio aos grupos de pesquisa no próximo ano. Salientou que há um movimento na Universidade para fortalecimento dos grupos de pesquisa ligados a pós-graduação. Desta forma, este tema deve ser trabalhado desde o início do ano, após o lançamento dos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), se houver a confirmação do recurso. Neste item também ficou definido que será realizada uma Reunião dos Grupos e o Lançamento do Catálogo, além da avaliação dos grupos para a qual será necessária a organização de um fluxo de trabalho. Professora Rosiléa lembrou que foi firmado o convênio com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para que a UFFS possa concorres aos Editais do estado do Paraná; d) Revisão da política da Pesquisa: será compartilhado com os coordenadores a minuta da política da pesquisa para contribuições, e durante o próximo ano a política será discutida nas reuniões do CAP; e) Sistema Prisma: professora Rosiléa salientou que o sistema será bastante didático e que será realizada uma capacitação do sistema para que os técnicos possam auxiliar os docentes. Depois da primeira homologação que envolve a submissão de projetos, deverá ser decidida uma nova prioridades de sprints para a equipe de desenvolvimento da UFFS. Professor informou que serão realizadas outras ações pela equipe da Diretoria de Pesquisa: Divulgação de Projetos – Cronograma de reuniões no site; atualização do site: notícias, divulgação das atividades da pesquisa na Universidade e adequação dos formulários ao sistema Prisma. Em relação aos Módulos de Formação, professora Rosiléa sugeriu que os coordenadores adjuntos enviem ideias com objetivo de aumentar a efetividade do módulo. Alguns temas propostos pela diretora para os módulos foram: currículo lattes, redação científica e importação de equipamentos. Professor Eduardo destacou a importância da criação e uniformização de um banco de avaliadores Ad Hoc e a melhoria da Planilha de Produção docente. Professora Rosiléa afirmou que no futuro o sistema Prisma também fará esta etapa do processo dos editais. Professor André concorda que o item Grupos de Pesquisa seja a segunda prioridade do próximo ano visto a importância deste tema e sugere que não sejam feitos minicursos na VII JIC, mas que os campi possam produzir estes minicursos durante o ano para fortalecer a pesquisa. Professora Rosiléa agradeceu a participação de todos e encerrou a reunião às dezesseis horas e quarenta e cinco minutos e eu, Ana Paula dos Santos, SIAPE 2264394, lavrei a presente Ata, que aprovada, será devidamente assinada por mim e pela presidente da sessão.

Data do ato: Chapecó-SC, 29 de novembro de 2017.
Data de publicação: 25 de julho de 2018.

Rosilea Garcia França
Presidente do Comitê Assessor de Pesquisa

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