MOÇÃO Nº 1/CONSCER/UFFS/2019

Moção de repúdio

O Conselho de Campus Erechim manifesta sua indignação com a medida que desrespeita a decisão da maioria da comunidade acadêmica e regional, repudiando a nomeação de Marcelo Recktenvald para o cargo de Reitor, feita por meio de Decreto Federal, em 29 de agosto de 2019, por reconhecer clara violação à autonomia universitária. Também repudiamos a consequente nomeação de Gismael Francisco Perin para o cargo de Vice-Reitor.

Nomear a terceira chapa no processo de consulta à comunidade, que obteve apenas quatro votos (de um total de 54 votos) nas eleições realizadas no Conselho Universitário, não é apenas um ato imoral e antiético, é também uma afronta à comunidade acadêmica e regional no gozo de sua autonomia.

Nessa direção, este Conselho solicita ao Consuni a imediata destituição de Marcelo Recktenvald e Gismael Francisco Perin, conforme previsto no Estatuto da UFFS, Art. 13, inciso XIII, uma vez que foram escolhidos para os cargos executivos mais relevantes da instituição os professores Anderson Alves Ribeiro, para Reitor, e Lísia Regina Ferreira, para Vice-Reitora.

Data do ato: Erechim-RS, 17 de setembro de 2019.
Data de publicação: 18 de setembro de 2019.

Sandra Simone Hopner Pierozan
Presidente do Conselho de Campus Erechim em Exercício