ATA Nº 9/CONSCCH/UFFS/2021

ATA DA 1ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2021 DO CONSELHO DO CAMPUS CHAPECÓ

Aos vinte e seis dias do mês de agosto de dois mil e vinte e um, às quatorze horas, através do sistema de videoconferência WEBEX, na sala virtual do Conselho de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, realizou-se a 1ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidida pelo diretor do campus Chapecó, Roberto Mauro Dall’Agnol. Participaram da sessão os conselheiros titulares: Gabriela Gonçalves de Oliveira (coordenadora Acadêmica), Diego de Souza Boeno (coordenador administrativo), Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Samuel Mariano Gislon da Silva, Guilherme Dal Bianco, Larissa Hermes Thomas Tombini, Marlon Luiz Neves da Silva, Élsio José Corá, Vicente Neves da Silva Ribeiro, William Zanete Bertolini, Valdete Boni, Solange Labonia, Divane Marcon, (coordenadores de cursos de graduação); Aline Gravina, Marlon Brandt, Samira Moretto, Claudecir dos Santos, Milton Kist, Debora Tavares de Resende e Silva (coordenadores de curso de pós-graduação); Fernando Perobelli Ferreira, James Luiz Berto, Nedilso Lauro Brugnera (representantes docentes); Michele Batista, Roseni Maria Zuconelli, Rozilene Bellaver, Tiago Boldrin, (Representantes TAE’s); Bernardo André Mantovani (representantes discentes) Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Flavio Miguel de Oliveira Zimmermann (coordenador adjunto de pós-graduação); Claudia Andrea Rost Snichelotto (representante docente); Elisângela Ribas dos Santos, Jonas Goldoni (representante técnico administrativo em educação); Diana Cristina Dahmer (representante discente). O Presidente iniciou a sessão com a apresentação do ponto de pauta “Revisão do subplano do campus para retorno às atividades presencias”. O presidente comentou que a comissão do subplano se reuniu para elaboração de uma proposta de atualização do subplano, a ser apresentada ao conselho para discussão e os ajustes necessários. Foi realizada também uma consulta à PROGRAD para esclarecer a situação da aplicabilidade do decreto estadual que versa sobre o retorno presencial de todas as instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, o que aparentemente gerava um conflito com as normativas federais. A orientação repassada pela PROGRAD é de que o retorno deve ser pensado obedecendo ao decreto estadual que estabelece que o retorno ocorra somente 28 dias após a comunidade acadêmica estar com as 2 doses (ou dose única) da vacina contra a COVID-19. O presidente destacou que cabe ao Conselho a decisão de retorno presencial das atividades. O conselheiro Vicente relatou que o colegiado do curso de história reuniu-se com os discentes do curso para esclarecer quanto ao retorno presencial às atividades, na reunião definiu-se que, no caso de retorno presencial, a decisão seria tomada até dezembro para retorno em fevereiro. Em seguida a conselheira Kelly Tosta informou que o colegiado do curso de Administração definiu que o próximo semestre será ofertado na modalidade remota, considerando as particularidades do curso, principalmente relacionado aos discentes do curso e as dificuldades que os mesmos enfrentariam para o retorno presencial ainda em 2021. A conselheira Valdete Boni relatou que o curso de ciências Sociais também optou por permanecer na modalidade remota no próximo semestre, com exceção do estágio que será ofertado no formato misto. A conselheira também destacou que o curso registrou uma experiência positiva com a realização do estágio remoto no Instituto Federal Catarinense- Campus Concórdia. Em seguida o conselheiro Marlon Neves expôs o posicionamento do colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, o colegiado optou pelo formato remoto para o próximo semestre, de forma a eliminar a insegurança dos discentes quanto às dificuldades de retornar presencialmente em 2021. O conselheiro Élsio Corá reforçou a fala dos conselheiros que o precederam e apontou também as dificuldades que os servidores enfrentariam em um eventual retorno presencial das atividades, pois o campus não oferece refeições, existe limitação nos horários do transporte público, entre outras dificuldades que se apresentariam num retorno presencial em 2021. Após as falas o presidente destacou que a adesão pelo formato misto não obriga os colegiados a oferecerem componentes curriculares de forma presencial, porém possibilita ao curso a realização de algumas atividades presenciais (seminários, palestras) se o curso assim desejar. Considerando também as muitas manifestações o presidente propôs que o subplano seja revisado e que se adotasse como data de possível retorno Fevereiro de 2022. Para dar continuidade nas discussões o presidente propôs que os questionamentos encaminhados pelo curso de Administração fossem debatidos na sequência e que após os conselheiros pudessem apresentar propostas de incorporação dos índices de vacinação ao cálculo do NSO. Havendo concordância dos conselheiros o presidente passou a palavra à conselheira Kelly Tosta para que fizesse a apresentação dos questionamentos levantados no curso de administração. O primeiro questionamento apresentado foi: “Quais serão os protocolos de uso dos espaços, considerando a superlotação habitual, principalmente em espaços como a Cantina e o RU? Serão ampliados os horários de atendimento?”. Em resposta o presidente informou que a equipe diretiva do Campus e os responsáveis pela cantina realizarão a demarcação das áreas comuns na cantina e farão o monitoramento do uso destes espaços para garantir o cumprimento dos protocolos de biossegurança. “Considerando o tamanho das salas e a disponibilidade de salas, como será possível a aplicação dos protocolos de distanciamento?” Sobre este ponto o presidente relatou que pode ser adotada como estratégia para evitar a lotação das salas a presencialidade de 50% dos alunos a cada semana, sendo que os alunos receberão atividades para serem desenvolvidas no período de ensino remoto. “Nos casos de alunos com necessidades especiais para os quais, segundo análise do Setor de Acessibilidade, não seria possível lecionar usando máscara (alunos que fazem leitura labial). Como agir nesses casos?” O presidente informou que o campus está encaminhando a compra protetores faciais (face Shield) para disponibilização a todos os servidores outra alternativa seria o uso de máscaras confeccionadas em material transparente. A conselheira também apresentou questionamentos referentes ao transporte para o campus bem como a possibilidade de auxílio transporte aos estudantes e se há previsão, no âmbito do campus, de uso de tecnologia pra transmissão (ao vivo) das aulas presenciais. Sobre o transporte o presidente destacou que, quando do retorno presencial de toda a comunidade acadêmica, será feita uma avaliação da necessidade de transporte e que será solicitado a empresa de transporte coletivo a disponibilização de mais horários e ônibus para transporte de estudantes e servidores ao campus. Com relação ao auxílio o presidente informou que não é de competência do campus a deliberação sobre os auxílios aos estudantes, que este tema é debatido na reitoria e que enquanto campus é possível apresentar a demanda junto ao CONSUNI para que, no âmbito da reitoria, seja possível avaliar a concessão dos auxílios. No que tange ao uso de tecnologia para transmissão das aulas presenciais, atualmente o campus não possui estrutura adequada para possibilitar essa transmissão simultânea. O conselheiro Diego informou que estão sendo feitos todos os encaminhamentos necessários para viabilização do uso das salas interativas no campus, tão logo esteja concluída a instalação e funcionamento será comunicado aos conselheiros e servidores do campus. Após as manifestações o presidente comunicou que a comissão de monitoramento das implicações do COVID fará uma reunião nos próximos dias e trabalhará numa proposta para incorporar os números referentes à vacinação ao cálculo do NSO. A proposta elaborada pela comissão será disponibilizada aos conselheiros e apreciada na próxima sessão. Sendo dezessete horas e seis minutos, e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Patricia Santana Dorta, Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 26 de agosto de 2021.
Data de publicação: 13 de outubro de 2021.

Roberto Mauro Dallagnol
Presidente do Conselho de Campus Chapecó