ATA Nº 14/CONSCCH/UFFS/2020

ATA DA 8ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2020 DO CONSELHO DO CAMPUS CHAPECÓ

Aos vinte e um dias do mês de outubro de dois mil e vinte, às quatorze horas e dois minutos, através do sistema de videoconferência WEBEX, na sala virtual do Conselho de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, realizou-se a 8ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidida pelo diretor do campus Chapecó, Roberto Mauro Dall’Agnol. Participaram da sessão os conselheiros titulares: Gabriela Gonçalves de Oliveira (coordenadora acadêmica), Diego de Souza Boeno (coordenador administrativo), Moacir Francisco Deimling, João Paulo Bender, William Zanete Bertolini, Ari José Sartori, Noeli Gemeli Reali, Morgana Fabiola Cambrussi, Lucia Menoncini (coordenadores de cursos de graduação); Odair Neitzel, Igor de França Catalão, Samira Peruchi Moretto, Milton Kist (coordenadores de curso de pós-graduação); Guilherme Dal Bianco, Leticia Ribeiro Lyra (representantes docentes); Cesar Capitanio, Roseni Maria Zuconelli, Tiago Boldrin (Representantes TAE’s); Gabriela Cima dos Santos (representante discente) Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Luciano Lores Caimi, Claudio Claudino da Silva Filho, Arturo Fatturi, Fernando Vojniak, Graciela Soares Fonseca (coordenadores Adjuntos de Graduação); Ani Carla Marchesan, Flavio Miguel de Oliveira Zimmermann (coordenadores Adjuntos de pós-graduação); Alexandre Maurício Matiello, José Carlos Radin, Claudia Andrea Rost Snichelotto (representante docente); Jonas Goldoni, Andreia do Prado Bueno (representante TAE’s); João Henrique Zoehler Lemos (representantes discentes). Não participaram da sessão por motivo justificado os conselheiros: Fernando Bevilacqua, Crhis Netto de Brum, Élsio José Corá, Marcelo Moreno (coordenadores de cursos de graduação), Aline Peixoto Gravina, Newton Marques Peron (coordenadores de curso de pós-graduação), Fernando Perobelli Ferreira, James Luiz Berto e Margarete Dulce Bagatini (representantes docentes). Não participaram da sessão e não justificaram, os conselheiros: Samuel Mariano Gislon da Silva (coordenador de curso de graduação), Nedilso Lauro Brugnera (representante docente), Eduardo Cesar da Costa e Ricardo Demeneck Reinaldo (representantes discentes). Participaram, ainda os conselheiros suplentes Katia Aparecida Seganfredo e Claiton Márcio da Silva. Verificada a existência de quórum, o presidente declarou aberta a sessão. Inicialmente informou a presença do Eng. Fábio Gasparetto, da SEO, para fazer comunicado a respeito da situação das obras em andamento no campus, e da professora Maria Eduarda de Carli, para fazer a exposição do cálculo do NSO para o mês de novembro. Passou-se ao ponto 1 Expediente. Item 1.1 Apreciação da Ata da 7ª Sessão Ordinária de 2020. Em votação, a ata foi aprovada por unanimidade. Item 1.2 Apreciação da Ata da 4ª Sessão Extraordinária de 2020. Em votação, a ata foi aprovada por unanimidade. Item 1.3 Apreciação da Ata da 5ª Sessão Extraordinária de 2020. Em votação, a ata foi aprovada por unanimidade. Item 1.4 Apreciação da Ata da 6ª Sessão Extraordinária de 2020. Em votação, a ata foi aprovada por unanimidade. Item 1.5 Comunicados: Consultados os conselheiros se teriam comunicados a fazer, não havendo manifestação. Neste sentido, foi concedida a palavra ao Eng. Fábio Gasparetto para fazer comentários a respeito da situação das obras no campus. A respeito das obras em andamento destacou o Bloco C tem 64% de obra executada; o prédio de patrimônio/almoxarifado está com 18% de obra concluída; o Centro de Saúde da Família do Bairro Esplanada e ambulatórios está em fase adiantada, também com 18% de obra concluída. Afirmou que a usina fotovoltaica está em fase de projetos, com os materiais já entregues. Informou ainda que existem mais três obras em fase de licitação, quais sejam, a quadra poliesportiva, a complementação do galpão agrícola (finalização do prédio do galpão com uma ampliação padrão para todos os campi) e a extensão das redes de energia, telecomunicações (fibra óptica) e água para as áreas experimentais. Em relação às manutenções, de pavers (ruas e calçadas), iluminação e estufas das áreas experimentais afirmou que as obras das estufas a contratação das estufas está sendo conduzida pela SELAB, mas tem informações de que a licitação está em fase de aceite da proposta, e será empenhado nos próximos dias. Quanto ao contrato de manutenções informou que o edital de publicação deve ser publicado nos próximos dias, e que irá atender a vários serviços, dentre eles, pavimentação e manutenções gerais nos prédios. E por fim, acrescentou que o contrato com a nova empresa de manutenções elétricas já está vigente. Encerrado o período de comunicados, a secretaria informou a solicitação de inclusão de pauta em regime de urgência, que trata da homologação da nova composição do colegiado do curso de Enfermagem. Com a palavra, o Coordenador Adjunto do curso, prof. Claudio Claudino da Silva Filho justificou a urgência, no sentido de que a necessidade de alteração consiste principalmente na vacância de membros docentes afastados para capacitação, gerando dificuldades na garantia de quórum nas reuniões de colegiado. Em regime de votação, a inclusão foi aprovada por unanimidade, passando a ser o primeiro ponto da pauta a ser analisado na sessão. Não havendo novos comunicados o presidente passou para o item 2 Ordem do dia: 2.1 Homologação da nova composição do colegiado do curso de Enfermagem, solicitado através do Processo 23205.013175/2020-38. Considerando o exposto pelo Coordenador Adjunto do curso, prof. Claudio Claudino da Silva Filho, o qual fez resumo da solicitação de alteração, e constatado parecer da Coordenação Acadêmica, favorável, anexado ao processo, em regime de votação, a nova composição do colegiado do curso de Enfermagem foi homologada por unanimidade. Item 2.2 Definição do NSO para o mês de novembro: O presidente convidou a Professora Maria Eduarda de Carli, coordenadora da Comissão de monitoramento das implicações do COVID-19 do Campus Chapecó, para apresentar o Relatório de avaliação do Nível de Segurança Operacional para o mês de Novembro. O relatório está disponível no moodle aos conselheiros e seguirá em anexo a esta ata. A profª Maria Eduarda fez uma breve apresentação dos dados e dos aspectos relevantes do relatório, e apresentou como conclusão do relatório a recomendação de definição do NSO 3 para o mês de novembro no campus Chapecó. O presidente apresentou, em seguida, a planilha utilizada para análise dos dados da comunidade acadêmica e os dados do município de Chapecó, utilizados para compor a avaliação e definição do NSO para o campus Chapecó. Em votação, a proposta de definição de NSO nível 3 para o mês de novembro, foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros. Item 2.3 Homologação RAA/2019 – Ofício 154/2020 ACAD-CH. A Coordenadora Acadêmica, conselheira Gabriela Gonçalves de Oliveira, com a palavra fez breve relato. Informou que o sistema esteve aberto no período de 27/08/2020 a 20/09/2020, onde 4 docentes preencheram e finalizaram o RAA/2019, e 6 ainda estão pendentes. O presidente da sessão retomou a palavra e destacou que em razão da IN 01/PROGESP/UFFS/2020, o sistema permanecerá aberto para os docentes que queiram regularizar a pendência até 23 de dezembro de 2020. Em regime de votação, o RAA/2019 restou homologado por unanimidade. Ao final, acrescentou que o PAA/2021 está em aberto até 09 de novembro de 2020. Item 2.4 Definição de novas obras no campus. Com a palavra, o presidente trouxe sugestões encaminhadas à PROPLAN (Ofício 8/2020 ADM-CH), mas que ainda podem receber alterações, quais sejam: Substituição de calçadas de pavers por calçadas de concreto; Cobertura entre os blocos de professores e de salas de aula, entre o prédio da biblioteca e blocos de salas de aula, entre os laboratórios e o bloco "C" e na entrada do restaurante (policarbonato); Sinalização vertical viária, com a rota exigida pelo SAMU; Manutenção Brises; 1ª etapa Iluminação Externa - Manutenção e novos pontos, especialmente no trecho desde a entrada do campus, até o cruzamento próximo ao bloco C; Conclusão Iluminação Externa - Manutenção e novos pontos, especialmente no trecho desde a entrada do campus, até o cruzamento próximo ao bloco C; Construção de acesso, drenagem, ampliação, iluminação e pavimentação do estacionamento dos professores; 1ª Etapa do Centro de Convivências e Eventos; e conclusão do centro de convivência e eventos. Informou que a pavimentação do estacionamento central e a nova cantina não estão previstos neste documento, isso porque inicialmente estavam previstas para este ano. O presidente ressaltou que é preciso iniciar um estudo sobre o Plano Diretor do campus, uma vez que com ele será mais fácil para este conselho realizar a definição de novas obras. Em relação ao projeto da nova cantina, o presidente salientou que a ideia surgiu no campus Realeza e os demais campi foram convidados a participar, e que tendo em vista a proximidade do final do ano, e a consequente devolução de recursos, a equipe diretiva optou pela adesão ao projeto da cantina, com o apoio da SEO. Na sequência, o presidente abriu o ponto para discussão entre os conselheiros. Como encaminhamento, o presidente sugeriu, primeiramente, para não perder o recurso garantido, continuar com o projeto da nova cantina, solicitando o aumento do espaço de convivência (mesas), bem como definir o local para a mesma sendo próximo à descida para o RU, no estacionamento central, permitindo que futuramente esteja em proximidade com a “área de convivência”. Em relação às obras, citadas no ofício 8/2020 ADM-CH, deixar em aberto prazo para sugestões/alterações para o planejamento das obras para 2021, até a próxima sessão (05/11/2020). Em regime de votação, as proposições foram aprovadas por unanimidade. Item 2.5 Planejamento 2021. Com a palavra o conselheiro Diego de Souza Boeno informou que a ASSPLAN está realizando a compilação dos dados recebidos pelos cursos/setores, porém foram verificadas algumas situações que impediram a conclusão do mesmo, fazendo com que a assessoria retornasse o documento aos setores e cursos para ajuste do documento, uma vez que possuem dados incompletos. Destacou que a ASSPLAN pretende finalizar o planejamento, após este período de ajustes, até 02/11/2020, trabalhando na consolidação das informações até dia 06/11/2020, para análise por este conselho em 26/11/2020. Item 2.6 Plano de Afastamento para capacitação docente - PACD. Com a palavra, a conselheira e Coordenadora Acadêmica, Gabriela Gonçalves de Oliveira, fez leitura do Plano de Afastamento para Capacitação Docente do campus Chapecó, o qual também poderia ser acompanhado pelos conselheiros, por estar disponível no moodle. Em regime de votação, o PACD foi aprovado por unanimidade. Sendo dezesseis horas e seis minutos, foi encerrada a sessão, da qual eu, Alana Zamoner Valmorbida, Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 21 de outubro de 2020.
Data de publicação: 05 de novembro de 2020.

Roberto Mauro Dallagnol
Presidente do Conselho de Campus Chapecó

Documento Histórico

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